DA REDAÇÃO: Ministra Gleisi Hoffmann afirma que logística e armazenagem são prioridades para a agricultura este ano

Publicado em 27/09/2013 09:30 e atualizado em 27/09/2013 15:38
Safra 2013/14: O plantio da soja foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (26) em Sinop (MT). Com a aprovação da MP 619, na Câmara dos Deputados, os produtores terão acesso a novos defensivos para combater a helicoverpa. Ministra chefe da Casa Civil, garantiu que o Governo irá investir em logística.

Nesta última quinta-feira (26), foi aberto oficialmente o plantio de soja no Brasil. A solenidade aconteceu em Sinop (MT) e o evento também marcou a abertura do Projeto Soja Brasil. A Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que a prioridade para a agricultura este ano é a logística e a armazenagem.

Ao lado do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, a Ministra Gleisi abriu o início do plantio da safra de soja 2013/14. Logo em seguida, Gleisi Hoffmann falou sobre a aprovação pela Câmara dos Deputados da MP 619 que garante a importação e o uso emergencial de agroquímicos para o combate da helicoverpa.

“A MP ainda tem que ser votada no Plenário do Senado, o que será feito na próxima semana e, assim que o Congresso Nacional remeter a Presidente Dilma Rousseff, nós vamos editar o decreto e o Ministério da Agricultura poderá fazer a importação. Já liberamos também um dos fungicidas para a ferrugem asiática e a Anvisa está bastante acelerada para liberar mais um, uma vez que achamos importante que haja uma competição para que o agricultor não dependa apenas de uma marca”, afirma a Ministra Gleisi.

Junto ao governador do MT, Silval Barbosa, e ao Senador Blairo Maggi, Gleisi Hoffmann destacou a relevância dos investimentos em logística para garantir o avanço das lavouras do Centro-Oeste do país nos próximos anos: “Faz parte desse esforço a conclusão nos próximos 2 anos da BR 163 que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA). A conclusão das obras vai permitir aos produtores do MT o acesso por via rodoviária pavimentada e duplicada aos Portos do Arco Norte”.

Por: Sebastião Garcia, Eduardo Silva, Pedro Silvestre e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado