DA REDAÇÃO: Relatório da ONU reforça responsabilidade humana no aquecimento global

Publicado em 27/09/2013 13:08 e atualizado em 27/09/2013 16:54
Mudanças Climáticas: Especialistas acreditam que 95% das causas do aquecimento global são consequência de ações do homem, mas 80% das emissões vêm das indústrias e do petróleo, enquanto agricultura é responsável por apenas 20% das emissões no caso do Brasil.

De acordo com o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática, grupo ligado à ONU), divulgado nesta sexta-feira (27), o maior responsável pelo aquecimento global é o homem.  As recentes pesquisas apontam que existe 95% de certeza do envolvimento humano no aquecimento do planeta.

O pesquisador da Embrapa, Eduardo Assad, destaca que parte das emissões naturais é absorvida pelos oceanos, no entanto, parte das emissões do homem fica na atmosfera, o que acaba provocando o aquecimento global. Cerca de 80% das emissões vêm das indústrias e do petróleo, enquanto a agricultura é responsável por apenas 20% das emissões no caso do Brasil, conforme informações do relatório.

Além disso, o pesquisador sinaliza que o país tem tomado ações para tentar diminuir a emissão de gases de efeito estufa, como a integração das lavouras com a pecuária, fixação biológica de nitrogênio e a produção de biocombustíveis em larga escala. As medidas já devem ser divulgadas no próximo relatório da entidade.

“O relatório serve para ficar mais atento, o mundo não reduziu as emissões, pelo contrário elas aumentaram. Não é à toa que os EUA e a China assumiram a posição de diminuir a emissão de gás de efeito estufa. Não diminuímos, o que acelera o impacto do aumento na temperatura, degelo no Ártico, aumento no nível do mar, então temos que trabalhar para reduzir as emissões”, afirma o pesquisador. 

Por: Sebastião Garcia/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado