DA REDAÇÃO: Número de estoques nos EUA surpreende mercado, mas foco volta aos fundamentos a partir desta terça-feira (1)

Publicado em 01/10/2013 09:51 e atualizado em 01/10/2013 15:17
Mercado: Em Chicago, números de estoques no país e a não aprovação do orçamento no Congresso norte-americano ainda pesam sobre preços futuros. Nos próximos dias, mercado deve voltar a focar fundamentos de oferta e demanda. Chuvas podem prejudicar a colheita da safra dos EUA.

Nesta última segunda-feira (30), o USDA divulgou um novo relatório de estoques que fez o mercado da soja atingir a maior baixa dos últimos 19 meses. Isso deve a uma surpresa em relação aos números divulgados, uma vez que a expectativa do mercado era de 3,43 milhões de toneladas de estoques nos EUA, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA apontou um número de 3,83 milhões de toneladas.

Historicamente, a média de estoques nos EUA para a soja é entre 8 e 10 milhões de toneladas, ou seja, atualmente esse nível está muito baixo. Para o milho a situação é a mesma e os números divulgados pelo USDA também trouxeram um impacto negativo para as cotações. O mercado aguardava estoques em torno de 17,5 milhões de toneladas e o USDA divulgou o número de 20,9 milhões de toneladas, sendo que a média histórica para o grão é acima de 40 milhões de toneladas.

No entanto, segundo o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, a partir de hoje (1) esse impacto em relação aos estoques provavelmente deixa de ser importante e, a partir de amanhã (2), o mercado já começa a olhar mais para os fundamentos, como a previsão de chuvas nos EUA que podem atrapalhar a colheita e ser um fator positivo para o mercado.

Este ano a soja provavelmente terá um quadro mais apertado do que em 2012, o que é favorável para o mercado. Porém, Brandalizze afirma que a grande questão é a projeção de uma grande safra para o Brasil, o que pode compensar as perdas norte-americanas e a ideia é que Chicago venha a trabalhar com cotações entre US$ 11,00/bushel e US$ 13,50/bushel.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado