DA REDAÇÃO: Em Laranjeiras do Sul (PR), 173 famílias podem perder terras para índios

Publicado em 01/10/2013 13:17 e atualizado em 01/10/2013 20:11
Questão Indígena: 11% da área de Laranjeiras do Sul/PR é destinada à produção agrícola. Apreensivos com os processos de demarcação, investidores se afastam e propriedades rurais vem se deteriorando. Há proprietários locais com escrituras de mais de 80 anos.

Em Laranjeiras do Sul (PR), 173 famílias de pequenos e médios agricultores estão ameaçadas de perderem as suas terras para índios, sendo que na região nunca existiu índios anteriormente e os produtores possuem escrituras públicas das suas propriedades há 80 anos.

No entanto, em 1996 alguns indígenas invadiram uma fazenda e, posteriormente, uma antropóloga da Funai fez um levantamento sem o acompanhamento de nenhum proprietário, constatando que havia um cemitério indígena no local. Com isso, inicialmente 400 alqueires foram demarcados como terras indígenas e depois essa área atingiu 7,3 mil alqueires, o que equivale a 11% da produção do município.

11 famílias de assentados já foram retiradas do local pelo Incra e todos os demais entraram na justiça contra as demarcações. 2 proprietários conseguiram sentenças favoráveis, mas o processo ainda precisa passar por outras estâncias.

A produtora rural da região, Rosecleia Seguro, afirma que no momento a situação é pacífica, mas os agricultores têm medo porque acompanham o que acontece em todo o país: “Vivemos uma insegurança muito grande e as propriedades estão se deteriorando porque as pessoas têm medo de investir e perder”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado