DA REDAÇÃO: Mercado da soja recua, mas ainda pode apresentar altas

Publicado em 01/10/2013 13:44 e atualizado em 01/10/2013 19:07
Grãos: Apagão administrativo do Governo Americano traz grande preocupação ao mercado internacional, pois falta de informações -- como as dos relatórios do USDA -- faz com que os negócios percam força e estimula o movimento de realização de lucros. Por outro lado, estoques apertados e demanda muito aquecida ainda dão suporte aos preços.

Com a paralisação do governo dos EUA diante do impasse sobre o teto da dívida do país, uma grande preocupação para a agricultura são os relatórios do USDA, que divulgam informações quase todos os dias e, sem eles, o mercado poderia ficar sem saber sobre as exportações, embarques semanais, andamento da colheita e produtividade.

Frente a esse cenário, segundo o analista de mercado, Daniel D’Ávilla, o mercado fica atento e realizando pouco. Além disso, os fundos estão bem comprados e foram pegos de surpresa com o aumento dos estoques norte-americanos: “O aumento nos números foi pequeno e não resolve o problema, ou seja, os estoques continuam baixos, mas, mesmo assim, houve um efeito psicológico no mercado e a entrada da safra norte-americana junto ao início do plantio no Brasil também pressiona as cotações”.

D’Ávilla aconselha ao produtor que precisa vender para olha o dólar e o preço em Chicago e, se a conta fechar, vender um pouco para fazer média: “O atual momento não é o melhor, mas se o agricultor precisa vender alguma coisa, os preços ainda não estão absolutamente ruins, podem ficar pior, mas também tem tendência de melhorar”.

Os EUA já colheu 11% da sua safra de soja e a produtividade está sendo melhor do que o esperado. No entanto, as lavouras das áreas colhidas até o momento estavam em melhores condições e, quando as outras áreas começarem a colheita, a produtividade pode diminuir, o que seria favorável para os preços em Chicago. D’Ávilla afirma que a combinação de fatores favorece o preço em baixa nesse momento, mas isso não significa que é um mercado de tendência baixista.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado