DA REDAÇÃO: Café – Prorrogação das dívidas não é solução para crise no setor, afirma presidente do sindicato rural de Varginha

Publicado em 01/10/2013 13:49 e atualizado em 01/10/2013 16:51
D

Diante da grave crise enfrentada pelos cafeicultores, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) solicitou a suspensão automática do pagamento das parcelas de crédito rural da cafeicultura por um período de 90 dias. O ofício com o pedido foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República e aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fazenda.

Apesar da medida, o presidente do Sindicato Rural de Varginha (MG), Arnaldo Bottrel, destaca que os cafeicultores não acreditam que a renegociação das dívidas seja a solução para a crise do setor. E a grande reivindicação é o direito de renda, já que os preços em algumas regiões estão aquém dos custos de produção. 

“O problema maior é o governo e a falta de ações. Desde janeiro nós reivindicamos medidas de apoio ao setor junto às autoridades, para que a situação não chegasse a esse ponto. O que nos resta é nos unir e cobrar dos dois ministérios as atitudes que já deveriam ter sido feitas anteriormente”, diz Bottrel.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado