DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Devido à falta de chuvas, produtores de Sorriso (MT) ainda não conseguiram iniciar o plantio da soja

Publicado em 02/10/2013 11:19 e atualizado em 02/10/2013 12:26
Safra 2013/14: Chuvas ainda não foram suficientes para iniciar o plantio da soja em Sorriso (MT). Na mesma época do ano passado, a semeadura do grão já atingia 25% da área estimada. A situação já preocupa os produtores que irão fazer a safrinha. E não há previsões de precipitações para a região nos próximos dias.

Na região de Sorriso (MT), as chuvas ainda não foram suficientes para iniciar o plantio da soja. E as previsões climáticas não indicam precipitações significativas para a região nos próximos dias. Alguns produtores até arriscaram semear a semente no seco, cerca de 1%, mas a expectativa é que essa área tenha que ser replantada devido à ausência de chuvas.

No mesmo período do ano passado, o plantio da oleaginosa já atingia 25% da área estimada para o município. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural da cidade, Élso Pozzobon, a situação já começa a preocupar os produtores, que irão fazer a safrinha, de milho ou algodão.

“Precisamos urgentemente iniciar o plantio da soja para depois fazer a semeadura da segunda safra. Já está tudo preparado, o produtor só espera as chuvas, mas não tem como fazer nada, temos que aguardar e assim que chover começar o plantio”, ressalta Pozzobon.

As estimativas iniciais apontam que serão colhidas na região, em torno de 3.600 quilos de soja por hectare, equivalentes a 60 sacas por hectare. No ano passado, o número ficou abaixo do projetado, uma vez que o excesso de chuvas durante a colheita comprometeu a qualidade dos grãos colhidos. Entretanto, com a tecnologia empregada, nesta safra, a perspectiva é que essa estimativa seja ultrapassada, conforme destaca o presidente.

Paralelo a esse cenário, os preços da saca do grão permanecem elevados na região, como em boa parte das regiões produtoras no país. E com as recentes altas nos preços futuros na Bolsa de Chicago, os agricultores conseguiram avançar nas negociações a futuro. Até o momento, mais de 50% da safra de soja já foi comercializada antecipadamente.

“Porém, com a queda nos preços futuros, os produtores rurais pisaram no freio em relação à comercialização. Agora teremos que aguardar outra oportunidade para avançar nas negociações”, afirma o presidente.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado