DA REDAÇÃO: Boi Gordo - Preços recuam na BM&F frente a ligeiro aumento de oferta

Publicado em 02/10/2013 11:39 e atualizado em 02/10/2013 15:14
Boi: Chuvas do últimos dias estimularam entrada de alguns animais de confinamento no mercado, aliviando o ajuste da oferta. No entanto, tendência de firmeza permanece no mercado, e pequenos recuos registrados nesta quarta-feira (2) refletem somente uma tentativa de acomodação dos preços depois do expressivo avanço.

Nesta quarta-feira (2), as cotações para o boi gordo apresentam um leve recuo na BM&F. O mercado já rompeu a faixa dos R$ 110,00/@ devido ao peso de uma grande alta até o momento e frente a um ligeiro aumento da oferta de boi, o que retira um pouco o dinamismo daquele mercado bastante firme até a semana passada.

De acordo com Élio Micheloni Júnior, da Gradual Investimentos, quebrando um pouco essa força o mercado fica mais lateral, mas isso não significa que o cenário é baixista, e sim que ele está se acomodando dentro de um preço e tentando entender o que virá pela frente durante o mês de outubro.

A previsão de chuvas para esta semana em diversas regiões do país é um fator que potencializa a antecipação de abate porque há um desconforto no boi de cocho, com isso o mercado interpreta que irá haver um pouco mais de oferta. “Em alguns estados a escala começa a melhorar um pouco, já que a maioria dos confinadores se programa para ter esse boi em outubro, o que resta saber é se esse boi é suficiente para atender a demanda e a exportação”, afirma Micheloni.

A oferta ainda está abaixo da demanda e da exportação, no entanto há 10 dias a Rússia embargou 10 plantas exportadoras. Com isso, haverá um volume menor de embarques para a Rússia, começando a sobrar um pouco de dianteiro no mercado interno, o que é um fator novo e pode influenciar o mercado. Porém, segundo Micheloni, até o momento olhando dentro do fluxo de exportação e consumo interno, o mercado se mantém sustentado caso não haja um aumento significativo de oferta.

Os animais de pasto devem começar a crescer agora com as chegada das chuvas que se confirmaram em todas as regiões e em dezembro o volume dessa oferta deve chegar ao mercado. Contudo, com a oferta total de boi desse momento até o final de novembro, o mercado não deve cair, mantendo-se estável ou com leves baixas em função da demora da entrada do boi de pasto este ano e do menor volume de boi confinado.

Por: Carla Mendes e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado