DA REDAÇÃO: Produtores de Rio Verde (GO) aguardam umidade ideal do solo para iniciar plantio de soja

Publicado em 02/10/2013 13:12 e atualizado em 02/10/2013 18:21
Soja: Em Rio Verde (GO), poucos produtores estão plantando, pois precisam de ao menos 30mm de chuvas para terem boas condições de iniciar os trabalhos de campo. Produtores estão cautelosos nesse início de safra no plantio, uma vez que não querem cometer o mesmo erro do último ano, de plantar com pouca umidade.

Em Rio Verde (GO), o vazio sanitário da soja terminou na última segunda-feira (30) e os produtores já podem iniciar o plantio. Porém, ainda não há uma constância de chuvas e pode haver um veranico do próximo dia 15 ao dia 23.

Segundo José Roberto Brucceli, da Comissão de Grãos do Sindicato Rural de Rio Verde, as chuvas estão localizadas e durante uma viagem nesta última terça-feira (2) pelo cinturão de plantio de soja do estado, apenas 2 produtores haviam iniciado o plantio, enquanto os demais estão preparados e se hoje (2) chover 30mm de uma forma generalizada, todos começarão a plantar amanhã (3).

Os agricultores da região estão otimistas com o plantio, mas ao mesmo tempo cautelosos, uma vez que no ano passado se plantou com pouca umidade no solo e foram produzidas cerca de 40 sacas por hectare. Com isso, por não querer cometer o mesmo erro da última safra, os produtores aguardam a umidade ideal no solo para iniciar o plantio.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado