DA REDAÇÃO: Governo ainda é contra PEC 215 e implantação é adiada

Publicado em 02/10/2013 14:01 e atualizado em 02/10/2013 16:42
Questão Indígena: Governo ainda se coloca contra a PEC 215, uma vez que afirma se tratar de algo inconstitucional. Por outro lado, deputados da FPA continuam tentando aprovar mecanismos para garantir o direito dos produtores rurais. Saída, apesar de não ser suficiente, seria a regulamentação do artigo 231. Ao mesmo tempo, instalação da PEC segue na pauta.

O governo federal ainda se coloca contra a PEC 215, a qual retira o pode de julgamento da Funai no caso de demarcações de terras indígenas, alegando que a mesma é inconstitucional. A proposta é não deixar avançar a PEC 215, mas regularizar o artigo 231 da Constituição Federal, que trata da questão indígena.

No entanto, o Deputado Federal, Valdir Colatto (PMDB/SC), afirma que não concorda com isso, uma vez que a Constituição é clara e diz que terras indígenas são aquelas tradicionalmente ocupadas até o dia 5 de outubro de 1988, mas as pessoas que julgam não querem reconhecer que a Constituição deve ser respeitada.

“O STF (Supremo Tribunal Federal) precisa resolver essa questão do marco temporal de 5 de outubro de 1988, a portaria 303 e o recurso da Raposa Serra do Sol, enquanto nós trabalhamos essa PEC para o Congresso ratificar ou não os estudos que a Funai faz, a qual, atualmente, exerce todo o processo do executivo, legislativo e judiciário, o que é um poder absurdo”, afirma Colatto.

Os deputados ruralistas possuem um estudo que indica que é sim competência do Congresso Nacional legislar sobre a questão indígena, o qual foi entregue ao governo nesta última terça-feira (1). Hoje (2) há cerca de 2 mil índios em Brasília (DF) e os deputados pressionaram o Secretário-Geral da República, Gilberto Carvalho, e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre os custos com esses índios em Brasília, com isso o Congresso recuou e tirou a pressão para que a PEC 215 seja resolvida com tranquilidade.

A implantação da PEC 215 foi retirada esta semana para ser realizada mais a frente. Porém, ainda há uma resistência por parte do PT, que não nomeou representantes e, por isso, está dificultando a implantação da Comissão Especial da PEC 215.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado