DA REDAÇÃO: Soja opera em alta na CBOT frente à chuvas nos EUA

Publicado em 03/10/2013 13:31 e atualizado em 03/10/2013 15:47
Soja: Relatório de estoques divulgado pelo USDA na última segunda-feira (30) diminuiu força do mercado, que agora está pressionado pelo avanço da colheita nos EUA. Com previsão de chuvas para o Meio Oeste, porém, preços avançam pois trabalhos de campo podem se atrasar e comprometer entrada da nova oferta.

Nesta quinta-feira (3), soja e milho operam em alta na Bolsa de Chicago. Isso se deve as recentes chuvas e também a previsão de chuvas para os próximos dias, fazendo o mercado subir. No entanto, esse cenário ainda não é uma tendência e em curto prazo os preços continuam pressionados pela entrada física da safra norte-americana.

De acordo com o consultor da Safras & Mercado, Flávio França Júnior, para o milho, os números mostram que os EUA, provavelmente, terá uma safra recorde, sendo que diversas previsões apontam estimativas ainda maiores do que a do USDA. Por outro lado, para a soja, existem previsões com números abaixo e acima da expectativa do Departamento de Agricultura dos EUA e a produção deve ficar entre 84 a 88 milhões de toneladas: “Portanto, a safra de soja norte-americana será cheia e é natural uma pressão no mercado, que irá buscar o fundo do poço nas próximas semanas”.

Os números de estoque nos EUA, mais uma vez apertados, trouxeram um suporte às cotações. Com isso, a pressão nesse momento é melhor do que há 30 dias e os preços devem voltar a subir assim que a pressão sazonal da colheita passar.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado