DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Área cultivada com a soja alcança 10% em Ponta Porã (MS)

Publicado em 04/10/2013 11:40 e atualizado em 04/10/2013 14:49
Safra 2013/14: Em Ponta Porã (MS), a área cultivada com a soja já alcança 10%. Após longo período de estiagem, as chuvas retornaram à região o que permitiu o início do plantio. Produtor investe em tecnologia e a estimativa é que sejam colhidas, em média, entre 45 a 50 sacas de soja por hectare.

Em Ponta Porã (MS), a área cultivada com a soja já alcança 10%. Após um longo período de estiagem, as chuvas retornaram à região o que permitiu o início da semeadura do grão. Nos últimos dias, algumas localidades, choveu mais de 100 mm. 

Nesta safra, serão cultivados em torno de 300 mil hectares de soja na região, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural da cidade, Jean Pierre Martins. Além disso, os agricultores também têm investido em tecnologia para aumentar a produtividade das lavouras.

“O produtor também tem feito a integração lavoura-pecuária e, até o momento, cerca de 30 mil hectares já foram semeados. E a partir desta semana, o agricultor deverá colocar o resto da produção no solo”, ratifica o presidente. 

A expectativa é que sejam colhidas, em média, entre 45 a 50 sacas de soja por hectare nesta safra. Paralelo a esse cenário, os preços do grão permanecem firmes e remuneram os agricultores. Alguns produtores até realizaram negócios a futuros, mas, por enquanto, ainda não é possível estimar quanto da safra já foi negociada antecipadamente.

“Os custos de produção aumentaram com a valorização do dólar frente ao real. Então, o produtor espera garantir o subsidio da lavoura com essa produtividade média. Claro que ainda dependeremos do clima, mas o produtor está tecnificado e a expectativa é de uma safra na região”, finaliza Martins.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado