DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Sete Quedas (MS), semeadura da soja alcança 50% da área projetada

Publicado em 07/10/2013 10:39 e atualizado em 07/10/2013 13:48
Safra 2013/14: Plantio da soja alcança 50% da área estimada em Sete Quedas (MS). Nesta safra, áreas de pastagens também serão destinadas ao cultivo do grão. A expectativa é que sejam colhidas, em média, 50 sacas de soja por hectare. No mercado disponível, saca do grão é negociada a R$ 63,00.

Na região de Sete Quedas (MS), o plantio da soja alcança 50% da área estimada. Como as chuvas são regulares, os produtores conseguiram iniciar o cultivo do grão logo após o término do vazio sanitário, no dia 15 de setembro. As previsões climáticas indicam novas precipitações nos próximos dias.

Assim como em várias regiões produtoras brasileira, a área cultivada com soja no município também irá aumentar nesta safra sobre áreas de pastagens. Segundo o presidente do Sindicato Rural da cidade, Orlando Vendramini, ainda não é possível calcular esse incremento, mas muitas áreas estão sendo arrendadas para a semeadura do grão.

“Todo ano temos um aumento significativo na área cultivada. A nossa produção sempre é no mínimo de 50 sacas de soja por hectare, claro que depende das chuvas. Mas a expectativa do produtor é que esse número chegue até a 60 sacas de soja por hectare”, diz o presidente.

Além disso, o produtor tem aproveitado os bons preços da soja para negociar a produção a futuro. Entretanto, com as recentes quedas, a comercialização anda em ritmo mais lento, uma vez que as cooperativas da região ainda esperam uma definição da safra norte-americana.

No mercado disponível, a saca de soja é negociada a R$ 63,00, valor que cobre os custos de produção, conforme destaca Vendramini. A incerteza em relação aos preços ainda preocupa os produtores rurais. “É como se fosse um jogo e ninguém sabe o que vai acontecer”, afirma o presidente.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado