DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Plantio da soja atinge 5% da área projetada em Cristalina (GO)

Publicado em 07/10/2013 16:23 e atualizado em 07/10/2013 17:24
Safra 2013/14: Em Cristalina (GO), a semeadura da soja alcança 5% da área estimada para o município. Nesta safra, área cultivada com milho deve apresentar uma redução de 15%. Produtores devem migrar para o plantio da oleaginosa. Cerca de 40% da produção de soja já foi negociada antecipadamente.

Na região de Cristalina (GO), o plantio da soja alcança 5% da área projetada para o município. Até o momento, em torno de 50 mil hectares, dos 230 mil hectares que deverão ser semeados nesta safra, foram cultivados. A perspectiva é que, dentro de 10 dias, cerca de 10% a 15% da área já tenha sido plantada.

Assim como em outras regiões do país, na região, os produtores também devem migrar do plantio do milho para a soja. A área destinada ao cereal irá recuar em torno de 15% a 20%. De acordo com o presidente do Sindicato Rural da cidade, Alécio Maróstica, a situação é decorrente da maior liquidez da soja.

Os produtores rurais da localidade, já negociaram até o momento, cerca de 40% da produção de soja. Os preços ficaram entre R$ 55,00 até R$ 62,00 a saca da soja. “O agricultor tem feito médias e cada vez que o preço o remunera vende um pouco”, destaca o presidente do sindicato.

A expectativa é que sejam colhidas, em média, nas áreas de sequeiro, de 45 a 50 sacas de soja por hectare. Já, nas áreas irrigadas, o índice pode ultrapassar 65 sacas por hectare. Paralelo a esse cenário, a falta de infraestrutura logística ainda preocupa os produtores rurais goianos.

“E como grande parte da soja no Brasil é colhida entre 15 de janeiro e início de fevereiro, não temos logística e portos para escoar a produção de grãos. Os produtores têm sido eficientes da porteira para dentro e o Governo ineficiente da porteira para fora”, afirma Maróstica.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado