Soja: Mercado reage às chuvas que atrapalham colheita nos EUA e à falta de relatórios do USDA

Publicado em 07/10/2013 19:09
Grãos: Mercado mundial continua operando sem informações por conta da paralisação do governo americano, que faz com que relatórios do USDA não sejam emitidos. O clima também não ajuda os EUA. As chuvas dos últimos dias nas regiões produtoras atrapalham as colheitas, mas a previsão para a semana é que o tempo fique mais quente e seco, acelerando os trabalhos no campo.

O USDA informou que o próximo relatório de oferta e demanda, agendado para o dia 11 de outubro, não será divulgado. Este é um dos relatórios mais importantes do ano. De acordo com o analista de mercado Mário Mariano, hoje o USDA também deixou de divulgar o relatório de acompanhamento de safra. “Isso foi uma boa notícia, pois a expectativa era de um aumento na colheita de soja em 18% a 20%. Isso seria negativo para um mercado que acabou subindo um pouquinho por conta dessa falta e informação e pelo desenvolvimento climático”.

O clima nos EUA também influencia os preços. As chuvas dos últimos dias nas regiões produtoras atrapalham as colheitas. “Na semana anterior, o desenvolvimento de colheita foi pequeno, principalmente para o milho”, afirma Mário. No entanto, a previsão para a semana é que o clima fique mais quente e seco, acelerando os trabalhos no campo.

Plantio na América do Sul
O atraso no início dos plantios de grãos na América Latina causa um pouco de preocupação, por conta do clima adverso, com chuvas no centro-oeste do Brasil e seca na Argentina. A produção global de soja na América do Sul representa hoje 55% da produção global. Só o Brasil representa 56% da América do Sul, portanto, o mercado estará olhando o desenvolvimento das safras por aqui. “Teremos uma pequena redução na área de milho e aumento na de soja, o que cobrirá uma eventual perda da oleaginosa nos Estados Unidos”, explica o analista.

Por: João Batista e Fernanda Bellei

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado