DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Com o retorno das chuvas, produtores de Sidrolândia (MS) iniciam o plantio da soja

Publicado em 08/10/2013 10:14 e atualizado em 08/10/2013 15:28
Safra 2013/14: Com o retorno das chuvas, produtores rurais de Sidrolândia (MS) iniciaram o plantio da soja esta semana. Área cultivada com o grão deve aumentar em torno de 6% nesta safra. Agricultores estão atentos ao clima e esperam colher acima de 50 sacas de soja por hectare.

Nesta segunda-feira (7), os produtores rurais de Sidrolândia (MS) iniciaram a semeadura da soja. Após um período seco, as precipitações retornaram à região, o que permitiu o começo do plantio da oleaginosa. 

O presidente do Sindicato Rural da cidade, Osório Luiz Straliotto, destaca que foram poucos os agricultores que arriscaram começar o cultivo do grão antes do dia 1º de outubro, uma vez que nos últimos dois anos, a produtividade das lavouras foi severamente afetada pelas adversidades climáticas. Em algumas propriedades, a produtividade das plantações apresentou uma redução de 10 sacas por hectare.

Nos últimos anos, os produtores têm aumentado a área cultivada com a soja no município e, nesta safra, o número deve apresentar um incremento de 6% nesta safra. E a expectativa é que sejam colhidas, em média, acima de 50 sacas de soja por hectare. No entanto, os agricultores mais tecnificados podem colher até 70 sacas por hectare. 

Paralelo a esse cenário, os preços da soja permanecem elevados na região. No mercado disponível, o produto é negociado entre R$ 63,00 e R$ 64,00 a saca. Na visão do presidente, os produtores que ainda têm a soja disponível aguardam valores mais altos pela saca da oleaginosa.

“Mas esse é um valor que cobre os custos de produção. A nossa grande preocupação é em relação ao clima, especialmente, o veranico que acontece todos os anos, porém temos que saber qual a intensidade”, afirma o presidente do sindicato. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado