DA REDAÇÃO: Município de Chapecó (SC) realiza a 19° Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial

Publicado em 08/10/2013 13:41 e atualizado em 08/10/2013 15:33
Chapecó: Município do oeste catarinense vive momento excelente para a produção agrícola, que reflete no bolso do produtor rural. Através de sistemas de minifúndios e das cooperativas, os produtores possuem mais opções para alavancar suas vendas.

Esta semana acontece a 19° edição da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), em Santa Catarina (SC). A Efapi é uma grande feira multisetorial, com diversas exposições para o agronegócio, setor de forte desenvolvimento no município.

Chapecó tem 96 anos e é uma terra pujante, com uma agricultura consolidada, principalmente na produção de milho, frango e suíno. A cidade foi colonizada a partir do Rio Grande do Sul (RS) e possui as mesmas características culturais do estado.

De acordo com José Caramori, Prefeito de Chapecó, essa pujança da cidade também chega aos produtores rurais: “Temos um modelo de minifúndio e a integração com a agroindústria é muito importante, além disso, temos sistema de cooperativas que são uma proteção para o pequeno agricultor, uma vez que agrega valor e ainda coloca o seu produto no mercado”.

O desenvolvimento de Chapecó deve continuar com força, mas o município possui um problema com falta mão-de-obra, já que existe dificuldade de automação de muitos processos industriais, os quais ainda precisam de mão-de-obra, por isso a cidade abre espaço e oportunidades para muitos jovens que queiram trabalhar.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado