DA REDAÇÃO: Com a criação de reserva ambiental, pequenos produtores podem perder suas terras em Luciara (MT)

Publicado em 08/10/2013 13:52 e atualizado em 08/10/2013 17:08
Questão Indígena: Em Luciara (MT), pequenos agricultores, posseiros e retireiros, que vivem da produção de gado, podem perder suas terras com o avanço do processo de demarcações de terras. insegurança jurídica preocupa lideranças locais. Presidente da Câmara dos Vereadores da cidade afirma que espaço que poderá ser destinado aos índios é muito grande em relação à quantidade de pessoas.

No município de Luciara (MT), pequenos produtores de gado poderão perder as suas terras com a criação de uma reserva ambiental. Além disso, na cidade há mais quatro reservas indígenas. Com essa situação, cerca de 2 mil posseiros e retireiros da região podem ter que deixar suas propriedades.

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Celso dos Anjos Feitosa, não há fazendeiros nessa área, são pequenos produtores rurais. “E na região, o espaço destinado aos índios é muito grande em relação à quantidade de pessoas”, afirma. 

Ainda na visão do presidente, cerca de 95% local é contra a criação dessa reserva. A situação também afeta à economia da cidade, que depende da atividade agrícola. 

Por: Kellen Severo// Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado