DA REDAÇÃO: Produtores do oeste da Bahia tentam acordo com Monsanto para compra da soja Intacta

Publicado em 09/10/2013 19:13 e atualizado em 09/10/2013 20:31
Soja: Representante do Sind. Rural de Luis Eduardo Magalhães afirma que produtores não abrem mão de pedir a restituição do que foi cobrado indevidamente pela Monsanto na RR1. Multinacional impede a venda da Intacta no Oeste da Bahia, por força de decisão judicial contra a cobrança indevida dos royalties.

No oeste da Bahia (BA) a Monsanto se recusa a vender a nova tecnologia da soja Intacta aos produtores caso eles não assinem o acordo em que deixam de exigir a devolução do dinheiro pago indevidamente pelos royalties da soja RR1.

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Luis Eduardo Magalhães (BA), Vanir Kölln, nesse momento falta um diálogo e isso tem que ser negociado: “Estamos no caminho para um entendimento e representantes da Monsanto já nos ligaram para tentarmos resolver essa questão na próxima semana”.

Kölln diz ainda que a Monsanto e os produtores precisam ser parceiros e fazer um acordo que seja bom para ambos os lados. Não cabe aos agricultores discutir o preço estipulado pela Monsanto para a soja Intacta, mas eles aguardam um entendimento para que possam aderir à tecnologia e avançar o plantio na região.

Caso não seja possível efetuar a compra da soja Intacta, os agricultores da BA têm outras sementes para realizar o plantio da safra 2013/14, já que existem alternativas para não se depender apenas de uma empresa.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado