DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Alto Taquari (MT), plantio da soja atinge 10%

Publicado em 10/10/2013 12:01 e atualizado em 10/10/2013 17:01
Safra 2013/14: Plantio da soja alcança 10% da área estimada em Alto Taquari (MT). Os produtores esperam colher em torno de 60 sacas do grão por hectare. Até o momento, cerca de 60% da produção já foi negociada, com preço médio de R$ 55,00. Produtores também estão atentos à Helicoverpa.

Na região de Alto Taquari (MT), a área plantada com soja já alcança 10%. Com o retorno das chuvas, nos últimos dias choveu mais de 100 mm, os agricultores conseguiram avançar com a semeadura do grão. 

Assim como em várias regiões produtoras do país, os produtores rurais têm investido na cultura da soja. E a expectativa é que sejam colhidas, em média, 60 sacas de soja por hectare nesta safra, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural do município, Luiz Carlos Esperandio.

Além disso, com preços firmes no mercado interno brasileiro, os agricultores já negociaram antecipadamente em torno de 60% da produção de soja da região. A comercialização atingiu preço médio de R$ 55,00 a saca do produto.

Paralelo a esse cenário, os agricultores seguem atentos ao ataque da Helicoverpa. Na temporada anterior, a lagarta já atacou as lavouras de soja e na safrinha as de algodão. “O sindicato ofereceu palestras para tentar orientar os produtores. É preciso que haja um cuidado em realizar o controle perfeito para não termos prejuízos”, afirma Esperandio.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado