ENTREVISTA: Confira a entrevista com Luis Carlos Heinze - Dep. Federal - PP/RS

Publicado em 10/10/2013 13:20 e atualizado em 10/10/2013 14:34
Questão Indígena: Depois da ameaça de não aprovar projetos de interesse do Governo na Câmara (como o Programa Mais Médicos), deputados da Frente da Agricultura conseguiram a promessa que até o próximo dia 22 haverá alteração na Constituição retirando os poderes totais da Funai nas demarcações, incluindo nas decisões o Ministérios da Agricultura, o do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa .

Nesta última quarta-feira (9), deputados da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) se reuniram no gabinete do Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, e do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, suspendendo temporariamente a questão da instalação da PEC 215, porém estabelecendo 3 frentes para se chegar a uma solução para a questão indígena no Brasil.

Uma das frentes é a votação do projeto de lei 227, de autoria do Deputado Homero Pereira (PSD/MT) e cujo relator é o Deputado Moreira Mendes (PSD/RO). O projeto propõe a definição dos bens de relevante interesse público da União para fins de demarcação de terras indígenas e o governo resistia desde o mês de junho para realizar a sua redação. No entanto, segundo o Deputado e Presidente da FPA, Luis Carlos Heinze (PP/RS), ficou acordado que no próximo dia 22 o governo irá apresentar o seu relatório, junto com a colaboração do Procurador-Geral da República, e a Câmara dos Deputados também irá apresentar o seu relatório: “Vamos tentar conciliar a Câmara, o Executivo e o Ministério Público Federal na construção desse relatório para votarmos essa matéria com urgência na Câmara ainda nos meses de outubro e novembro, para que o Senado também possa votar e, por fim, ter a sansão presidencial”.

O segundo ponto sobre a questão indígena é sobre a promessa da criação de uma portaria que faria um novo marco em relação ao processo demarcatório. Essa promessa foi feita pela Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em abril, quando ela foi convocada pela FPA para uma audiência. Heinze afirma que a criação do novo marco terá a participação do Ministério da Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Embrapa e, também no próximo dia 22, o governo irá apresentá-lo.

O terceiro acordo realizado na reunião de ontem (9) é a decisão dos embargos da Raposa Serra do Sol no STF (Superior Tribunal Federal) e a expectativa dos deputados da FPA é que isso seja colocado em votação até o final deste mês ou início de outubro.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado