DA REDAÇÃO: Colheita nos EUA continua atrasada, mas produtores dão preferência à soja

Publicado em 10/10/2013 13:34 e atualizado em 10/10/2013 16:03
Grãos: Colheita da soja nos EUA está atrasada em relação à média histórica e milho deve concentrar trabalhos de campo até o fim do mês. Preferência pela oleaginosa acontece em função do risco climático (geadas). Porém, indicadores são de produtividade acima das expectativas. Assim, mercado de grãos poderia recuar frente à entrada da nova oferta.

Nos EUA a colheita continua bastante atrasada este ano em relação à média histórica, mas regionalmente ela está avançando, sendo que algumas localidades dão preferência à colheita da soja em função do risco de geada ou neve no centro-norte do Meio-Oeste.

O milho ainda tem um nível de umidade no grão entre 25% e 30% em várias áreas e a colheita deve se concentrar no final deste mês e início de novembro, quando 350 milhões de toneladas ou mais entrarão no mercado norte-americano, com níveis de produtividade acima do esperado inicialmente de acordo com o que vem sendo apontando até o momento.

O analista de mercado, Paulo Molinari, afirma que não há fundamentos de alta para o milho, enquanto a soja tem um fundamento que é a dúvida sobre o tamanho da safra dos EUA e outro fundamento sobre o ritmo de plantio na América do Sul, sendo que, até o momento, a demanda ou outro fator são paralelos e passageiros.

Nesse momento, sem as informações oficiais do USDA sobre exportação, plantio, condições de lavoura e colheita, o mercado fica ao sabor dos dados técnicos de análise gráfica e do ritmo da colheita norte-americana. Com isso, à medida que o mercado físico dos EUA for apresentando um melhor ritmo de colheita, os preços internos irão ceder e Chicago irá acompanhar esse recuo. Além disso, há as informações das decisões políticas no Congresso dos EUA, que podem ajudar a visualizar quando o USDA voltará a trabalhar.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado