DA REDAÇÃO: 10% dos municípios brasileiros enfrentam problemas com demarcações de terras indígenas, aponta levantamento da CNM

Publicado em 10/10/2013 13:58 e atualizado em 10/10/2013 16:31
Questão Indígena: Cerca de 10% dos municípios brasileiros estão sobre pressão do processo de demarcação de terras. Frente à falta de soluções, representantes de alguns estados têm reunido prefeitos de diferentes municípios com o objetivo de traçar uma estratégia de encaminhamento para a resolução das questões.

Na próxima segunda-feira (14), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) irá promover um evento em Brasília entre os prefeitos das cidades que possuem demarcações de terras indígenas.

Um levantamento da CNM estima que 457 municípios brasileiros enfrentam problemas com demarcações de terras indígenas, o que equivale a 10% de todas as cidades do país. Frente a esse cenário, os prefeitos se reunirão em Brasília com o objetivo de avaliar o impacto dessas demarcações, o que poderá ocorrer e a tensão que ocorre nesses municípios para, posteriormente, traçar uma estratégia de encaminhamento.

O Presidente da CNM, Paulo Zulkoski, afirma que a situação da prefeitura é mais grave do que a de outras áreas devido à tensão entre produtores e indígenas, sendo que essa dificuldade enfrentada pelas prefeituras irá repercutir na produção, no valor adicionado dos municípios e nos retornos dos tributos, além das questões sociais. Por isso, os prefeitos se reunirão para buscar uma solução de forma organizada.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado