DA REDAÇÃO: Subsídios ajudam canavieiros do Nordeste, mas é inócuo para produtores do Sudeste

Publicado em 10/10/2013 19:20 e atualizado em 11/10/2013 05:49
Cana-de-açúcar: Subsídios ajudam canavieiros no Nordeste, mas não afastam a crise das usinas do Sudeste. A cadeia sucro-energética vive sua pior crise por conta da política de controle de preços da gasolina.

Nesta quinta-feira (10), foi divulgada uma Medida Provisória que autoriza o pagamento de subvenção econômica aos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste da safra 2011/12 e também o financiamento para renovação e plantação de canaviais com equalização da taxa de juro.

O Presidente da G7 Agrocommodities, João Oswaldo Baggio, afirma que para o Nordeste essa medida é favorável porque irá subsidiar os produtores que tem uma produtividade menor do que a das demais regiões. No entanto, para a região Sudeste isso é praticamente inócuo, uma vez que a remuneração do setor é baixa ou a margem é nula no etanol devido ao subsídio do governo a gasolina, o que reflete no preço da cana paga aos fornecedores e arrendatários.

O Brasil continua importando gasolina dos EUA e, se a demanda pelo etanol continuar aquecida, o país também importará etanol de milho norte-americano este para conseguir chegar à entressafra de 2014.

O governo brasileiro mantém controlado artificialmente o preço da gasolina  (sem reajustes significativos) para não impactar a inflação mas, com isso, leva à falencia as usinas de etanol e a própria Petrobras, que detém a distribuição do petróleo no Brasil. Semana passada a Moodys (agencia controladora de riscos) rebaixou a sua nota de risco da Petrobras. Baggio diz que o controle dos preços dos combustiveis é um absurdo porque a política governamental está influenciando na política interna das empresas, acarretando sérios danos a todo setor sucroenergético.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado