DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Plantio do milho entra na reta final em Getúlio Vargas (RS)

Publicado em 11/10/2013 10:12 e atualizado em 11/10/2013 16:47
Safra 2013/14: Em Getúlio Vargas (RS), plantio do milho está praticamente concluído. Área cultivada com o grão deve apresentar uma redução em torno de 10%. A expectativa é que sejam colhidas, em média, 180 sacas de milho por hectare. Semeadura da soja deve começar no final de outubro.

As boas condições climáticas têm favoráveis à semeadura do milho na região de Getúlio Vargas (RS). A expectativa é que em áreas tecnificadas o plantio do cereal esteja praticamente concluído. Já a soja começa a ser cultivada a partir do final do mês no município.

Assim como em várias regiões produtoras do país, os produtores da região também devem migrar do plantio do milho para a soja. Nesta safra, a área cultivada com o cereal deve recuar em torno de 10% em relação ao ano passado, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural da cidade, Leandro Granella.

Do mesmo modo, os preços da saca do cereal também apresentaram uma diminuição em torno de 20% ao valor praticado na temporada anterior. Atualmente, a saca do produto é comercializada entre R$ 24,00 e R$ 25,00. “O que deixa uma margem menor ao produtor, por esse motivo, muitos migraram para a soja”, afirma o presidente. 

A expectativa é que sejam colhidos cerca de 10 mil quilos de milho por hectare, o que seria equivalente a 180 sacas por hectare. “Mas tudo depende do clima. No caso do milho, a nossa grande preocupação é com os preços, já na soja o clima preocupa, uma vez que os períodos de estiagem podem afetar a produtividade das lavouras”, diz Granella.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado