DA REDAÇÃO: Brasil precisa de gestores para cuidar do mercado de café, diz Superintendente da Cooparaíso

Publicado em 11/10/2013 13:25 e atualizado em 11/10/2013 16:57
Café: Falta de instituições preparadas que representem os produtores brasileiros frente ao ao mercado internacional pode ser um dos motivos que criem a situação de crise no país. Ao mesmo tempo, porém, condições de evolução da safra indicam uma oferta menor e deveriam dar algum estímulo às cotações futuras.

O mercado de café está dominado por informações baixistas alimentadas pela pressão vendedora dos fundos. O cenário internacional é complexo e permite esse tipo de comportamento e o mais complexo é que no Brasil não há uma reação de informações ou de instituições preparadas para fazer frente a esse jogo, que é um jogo de informação e expectativas, no qual o papel do Brasil é preponderante por ser o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo.

No ano passado, a expectativa era que o país tivesse uma safra de 60 a 63 milhões de sacas de café, mas as estimativas finais apontam 48 milhões de sacas. Isso gerou um ambiente de insegurança em 2012 e percebe-se que a safra não foi tão grande, e, mesmo assim, começam a estimar que a próxima safra será de 60 milhões de sacas. Porém, segundo Francisco Ourique, Superintendente da Cooparaíso, isso não deve ocorrer dada a irregularidade das lavouras do interior.

O mercado internacional, diariamente, divulga notícias deprimindo a situação do mercado de café e que não correspondem a realidade. Ourique afirma que uma produção de 48 milhões de sacas, com um consumo de 20 milhões de sacas no Brasil, o excedente exportável do país fica abaixo dos últimos 2 anos.

“Uma cultura perene de um produto não perecível precisa de gestores públicos que trabalhem cuidando do mercado. 220 mil produtores em 6 estados do país não irão dar conta do recado, é preciso ter uma instituição capaz de enfrentar o comércio de café que não muda com o passar dos anos”, completa Ourique.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado