DA REDAÇÃO: Altos preços do farelo de soja dificultam produção de granjeiros

Publicado em 11/10/2013 14:15 e atualizado em 11/10/2013 17:53
Granjeiros: Neste ano, produtores têm bom momento de mercado com preços mais acessíveis do milho. Porém, valores do farelo de soja, importante componente da ração animal, vêm registrando recordes mundiais. Oferta é restrita e, com isso, entidades como a Ubabef já pedem prioridade ao abastecimento interno.

De acordo com o Cepea, o preço do farelo de soja está em torno de R$ 1.200,00/tonelada. Porém, nas granjas de frango e suíno, principalmente de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), esses preços chegam a R$ 1.350,00/tonelada, o que inviabiliza a produção e ainda há dificuldade de se encontrar o produto.

O Presidente da UBABEF (União Brasileira de Avicultura), Francisco Turra, afirma que em 2012 houve falta de milho e soja e este ano, apesar da dificuldade, o abastecimento de milho está normal com o preço compatível.

Já a soja teve a maior safra de todos os tempos e até agora já se exportou 41 milhões de toneladas, consequentemente, o farelo se tornou ouro em pó, difícil de encontrar e com o preço extremamente alto.

Segundo Turra, o governo deveria ser um regulador e vender produto com valor agregado, como, ao invés de milho, exportar frango, suíno e até derivados e embutidos de suínos.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado