DA REDAÇÃO: Sindicato Rural de Sinop (MT) ganha causa contra Monsanto

Publicado em 11/10/2013 19:22
Biotecnologia: A Monsanto está proibida de impedir a venda da Intacta com a clausula de exigência de que os produtores abram mão de seu direito de reaver os royalties pagos indevidamente na RR1.

Nesta sexta-feira (11), os produtores do Sindicato Rural de Sinop (MT) ganharam uma ação contra a Monsanto. A empresa estava exigindo, no ato da venda da soja Intacta, a renúncia, por parte dos produtores rurais, da ação de restituição dos royalties cobrados indevidamente pela tecnologia RR1.

Além disso, a Monsanto ao disponibilizar a soja RR2 no mercado fazia 2 acordos com os produtores rurais, um deles é a proibição de se fazer reservas próprias de sementes e outro é o de se pagar royalties por essas sementes salvas. Porém, segundo o advogado do Sindicato Rural de Sinop, Orlando César, após deferida essa decisão do magistrado fica declarada a suspensão desses acordos.

Com isso, está suspensa a cobrança de royalties sobre a semente salva, ou seja, se o agricultor quiser adquirir a semente hoje ele não tem a obrigação de realizar os contratos com a Monsanto, mas continua pagando os royalties pela soja Intacta.

Por: Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado