DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Produtores rurais de Carazinho (RS) devem iniciar o plantio da soja nos próximos dias

Publicado em 14/10/2013 11:11 e atualizado em 14/10/2013 14:10
Safra 2013/14: Com chuvas no final de semana, produtores de Carazinho (RS) se preparam para iniciar o plantio da soja nos próximos dias. Área cultivada com o grão deve aumentar em torno de 5%. Cerca de 30% da produção de soja já foi comercializada antecipadamente. No mercado disponível, os preços giram em torno de R$ 67,50 a saca.

Com as chuvas no final de semana, os produtores rurais da região de Carazinho (RS) devem iniciar o plantio da soja nos próximos dias. A estimativa é que área cultivada apresente um incremento em torno de 5%, uma vez que, como em outras regiões, alguns agricultores devem migrar do milho para a oleaginosa.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Rural da cidade, Paulo Vargas, a migração deve ser pequena na região. Os produtores que realizam o plantio direto e a rotação de culturas irão semear o milho, visando à prevenção de doenças e pragas, conforme destaca o vice-presidente.

Nesta safra, a estimativa é que sejam colhidas, em média, 50 sacas de soja por hectare. E com os preços mais altos no mercado interno, a expectativa é que 30% da produção de soja já tenham sido negociadas antecipadamente. No mercado disponível, os preços da saca do produto giram em torno de R$ 67,50.

“Temos esse valor devido à proximidade com o Porto. Mas precisamos investir em infraestrutura no país para tentar reduzir os custos. Alguns produtores, mais capitalizados, conseguem segurar o produto para negociar agora. E grande parte dos agricultores está tomando cuidado com a comercialização, pois é uma oportunidade de ter lucro maior”, destaca Vargas. 

Milho – Na região, os produtores já finalizaram a semeadura do cereal. A perspectiva é que, os agricultores que conseguiram realizar o manejo de forma adequada garantam boa produtividade e consequentemente lucros. “Mas ainda dependerá do clima, especialmente, nos meses de novembro e dezembro”, afirma o vice-presidente. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado