DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Balsas (MA), produtores aguardam chuvas para iniciar a semeadura da soja

Publicado em 14/10/2013 11:30 e atualizado em 14/10/2013 15:08
Safra 2013/14: Em Balsas (MA), alguns produtores começaram o cultivo da soja, mas grande parte espera chuvas mais volumosas. Previsões climáticas indicam que as precipitações devem chegar à região no final de semana. A expectativa é que sejam colhidas, em média, 55 sacas de soja por hectare. Agricultores seguem atentos ao ataque da Helicoverpa.

Na região de Balsas (MA), alguns produtores já iniciaram o cultivo da soja, porém grande parte dos agricultores ainda espera chuvas mais volumosas para começar a semeadura do grão. As previsões climáticas indicam precipitações mais expressivas para a cidade, a partir do dia 18 de outubro. Situação que deve favorecer o começo do plantio.

O presidente do Sindicato Rural do município, Valdir Zaltron, destaca que a expectativa é que a safra desta temporada seja cheia. Os produtores esperam colher, em média, acima de 55 sacas de soja por hectare. 

Além disso, os preços estão mais altos, no mercado disponível a saca do produto é negociada a R$ 64,00. “Mas são poucos os produtores que ainda têm produto disponível para comercializar. A nossa vantagem é que estamos próximos do Nordeste, que é um grande consumidor tanto de soja quanto de milho”, destaca o presidente do sindicato. 

E os agricultores da região têm aproveitado as cotações firmes, tanto que, também fixaram os custos a futuro, em torno de R$ 62,00 a saca de soja. Apesar do cenário favorável, os agricultores seguem atentos ao ataque da Helicoverpa nas lavouras.

A orientação do sindicato rural é estar atento às lavouras e a contratação de pessoas capacitadas para realizar o controle da lagarta. “Sabemos que o estrago que ela pode causar é grande, na safra passada houve estrago na plantação e sabemos que não dá para recuperar. Temos que controlar a praga, fazer o manejo bem feito para não ter perdas significativas”, ressalta Zaltron.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado