DA REDAÇÃO: Questão Indígena - Produtores do sul da Bahia não querem vender suas terras para o governo

Publicado em 14/10/2013 13:26 e atualizado em 14/10/2013 16:50
Questão Indígena: No sul da Bahia, situação de insegurança continua. Produtores não querem deixar propriedades, porém, invasões e ordens judiciais já expulsaram várias famílias, que têm morado na rua. Alguns representantes do setor produtivo se organizam para ocupar uma reserva indígena e produzir. Situação fica mais crítica a cada dia.

No próximo dia 25, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará em Buerarema (BA) e deve apresentar aos agricultores a proposta de comprar as suas terras para dar aos índios.

No entanto, os produtores não querem vender as suas propriedades, uma vez que eles vivem da agricultura familiar e muitos deles não teriam condições para viver na cidade porque só sabem trabalhar com a produção de alimentos.

“A situação continua bastante tensa aqui, principalmente com essa hipótese de que o governo quer comprar as terras e tirar os agricultores do campo, mas nós não estamos com a disposição de vender as nossas propriedades”, afirma Abiel da Silva Santos, Diretor Financeiro da Associação de Produtores de Ilhéus e Região.

Alguns agricultores de Buerarema, que foram expulsos violentamente das suas propriedades por supostos índios, estão se organizando para invadir uma reserva indígena esta semana com o objetivo de produzir no local, o que deixa a situação no sul da Bahia cada vez mais preocupante.

Estima-se que mais de 100 famílias já foram expulsas das suas propriedades na região e, nesse momento, vivem na rua ou com o apoio de familiares.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado