DA REDAÇÃO: Produtores de Lucas do Rio Verde (MT) iniciam plantio de soja nesta segunda-feira (14)

Publicado em 14/10/2013 14:25 e atualizado em 14/10/2013 16:34
Soja: Agricultores iniciam plantio a partir desta segunda-feira (14) em Lucas do Rio Verde (MT) com regime de chuvas se regularizando. Trabalhos de campo devem se estender por cerca de 30 dias. Para os produtores de algodão, porém, o plantio teve início mais cedo.

Em Lucas do Rio Verde (MT), após a ocorrência de chuvas generalizadas durante o final de semana, os agricultores iniciaram o plantio de soja nesta segunda-feira (14).

Na região, o plantio deve terminar em cerca de 30 dias, uma vez que os produtores preferem não acelerar demais o plantio porque os meses de janeiro e fevereiro são bastante chuvosos e, posteriormente, podem ocorrer problemas na colheita.

De acordo com o Vice-Presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Carlos Simon, os custos de produção estão altos, principalmente devido à helicoverpa. No município, sojas com 5 dias de plantio já apresentaram problemas com a praga e os produtores têm que aplicar inseticidas para realizar o controle, o que encarece ainda mais os gastos com a lavoura.

Os sojicultores têm buscado ajuda junto a técnicos e utilizado produtos com diferentes princípios ativos para tentar realizar um controle mais eficaz da lagarta. Simon afirma que a aplicação de inseticidas durante a noite é mais eficiente porque ao longo do dia a lagarta se esconde: “Temos conseguido controlar, mas isso deve ser feito em um estágio inicial porque, caso não haja eficiência no início da aplicação, o controle posteriormente é mais difícil”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado