DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Com irregularidade nas chuvas, plantio da soja pode atrasar em Pedro Afonso (TO)

Publicado em 15/10/2013 16:31 e atualizado em 15/10/2013 17:23
Safra 2013/14: Em Pedro Afonso (TO), plantio da soja pode atrasar, já que não há previsão de chuvas expressivas até o início do mês de novembro. Situação preocupa o produtor que irá fazer a safrinha. A expectativa é que sejam colhidas, em média, 55 sacas de soja por hectare. E até o momento, cerca de 50% da produção já foi negociada.

Na região de Pedro Afonso (TO), o plantio da soja poderá atrasar, uma vez que não há previsão de chuvas expressivas até o início do mês de novembro. E com o período de janela ideal de plantio menor, em torno de 40 dias, a situação já preocupa os produtores, especialmente, os que irão fazer a safrinha.

E caso os agricultores não consigam finalizar a semeadura da soja até o dia 10 de dezembro, pode comprometer a produtividade das lavouras, segundo afirma o presidente do Sindicato Rural da cidade, Edmar Correa de Oliveira. Apesar da situação, a área cultivada com soja deve apresentar um incremento entre 5% a 10%.

Do mesmo modo, o rendimento médio das plantações também tende a registrar um crescimento, a expectativa é que a produtividade média das lavouras ultrapasse 55 sacas do grão por hectare. “Um incremento de 4 sacas por hectare em relação ao índice da temporada anterior. Essa situação é decorrente do investimento em tecnologia e adubação”, explica Oliveira. 

Além disso, os preços da soja giram em torno de R$ 50,00 a saca no mercado disponível. Já no mercado futuro, os agricultores conseguiram negociar o produto até a R$ 60,00 a saca. Até o momento, em torno de 50% da safra já foi comercializada antecipadamente.

“Acho que a grande expectativa é em relação co clima, mas não temos outra coisa a fazer a não ser aguardar. Se chover após o dia 20 de outubro irá correr tudo normal, porém se tiver atraso será refletido diretamente na produção”, afirma o presidente do sindicato. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado