DA REDAÇÃO: preço do café arábica riado está abaixo do café robusta

Publicado em 15/10/2013 19:21 e atualizado em 15/10/2013 22:05
Café: O valor pago pelo Arábica (riado) caiu drasticamente, ficando abaixo do melhor Robusta. O descompasso dos precos é um fato inédito e mostra a crise da cafeicultura brasileira.

O valor do café arábica mais fraco sempre foi balizado pelo melhor conillon mas nesta safra o preço do arábica (riado) caiu abaixo do melhor conillon. Nesta terça-feira (15), o Cepea divulgou uma tabela mostrando a média de preços do arábica tipo 6 e do conillon tipo 6 durante 1 ano e esses valores vem se estreitando drasticamente.

Há um ano o diferencial de preço entre esses cafés era de R$ 98,40 e no último mês o valor chegou a R$ 37,66 entre um arábica e um robusta de boa qualidade, ou seja, tipo 6 bebida dura -- o que nunca havia acontecido anteriormente com um diferencial tão pequeno.

Segundo Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, esse diferencial sempre existiu pelo gosto do consumidor, que dá preferência para o café arábica, e também pelo custo de produção, o qual foi sempre maior para o arábica do que para o robusta: “Este ano, pela primeira vez na história, o café arábica de bebida fraca vale menos do que o robusta de boa qualidade e quase igual ao robusta de tipo 7 e 8”.

A oferta do arábica este ano foi maior devido a problemas climáticos, com isso o mercado primeiro derrubou os preços do arábica e em setembro diminuiu os preços do café conillon. Daqui para frente, de acordo com Carvalhaes, quem irá direcionar esse mercado será o consumidor, como ocorreu na Europa que, com a crise financeira, os consumidores optaram pelo café mais barato.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado