DA REDAÇÃO: Preço do leite atinge maiores patamares em seis anos

Publicado em 15/10/2013 19:25
Leite: O preço do leite pago ao produtor subiu por sete meses consecutivos, alcançando, em agosto, os maiores patamares em seis anos. Com o aumento da produção a partir de maio, os preços pararam de subir no mercado interno, mas a tendência é de alta.

O preço do leite atingiu seus maiores patamares em seis anos no mês de agosto. Foram sete meses consecutivos de altas, porém, a partir de setembro, os preços se estabilizaram. De acordo com Paulo Ozaki, pesquisador do Cepea, a interrupção das altas se deu pelo aumento da produção interna, a partir de maio.

O pesquisador explica que a estabilização é temporária, pois há restrição no mercado mundial de leite. “Os preços do leite também estão altos no mercado externo... Há uma oferta restrita, principalmente da Nova Zelândia, que teve problemas de produção este ano”.

Ozaki informa ainda que os principais fornecedores do Brasil precisam atender outros mercados, o que significa que a demanda deverá se manter. “Nossos principais fornecedores, que são Uruguai e Argentina, ainda entram com preços competitivos no Brasil, mas eles estão destinando seus produtos a outros mercados que a Nova Zelândia não conseguiu suprir”.   

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado