DA REDAÇÃO: USDA divulga novo relatório de oferta e demanda no dia 8 de novembro

Publicado em 17/10/2013 13:41 e atualizado em 17/10/2013 16:01
Grãos: Próximo relatório de oferta e demanda do USDA só será divulgado em 8 de novembro e boletim de outubro foi oficialmente cancelado. Nesse momento, o que dá suporte à soja e ao milho em Chicago é a forte demanda por parte da China. Expectativa do mercado é de que a safra americana seja melhor do que o esperado.

Nesta quinta-feira (17), o USDA comunicou que não divulgará o relatório de oferta e demanda de outubro, o que se justifica, uma vez que a colheita nos EUA já está próxima de 50% e o Departamento de Agricultura do país não tem mais a mesma amostra para fazer as análises. Com isso, o próximo relatório de oferta e demanda será divulgado apenas no dia 8 de novembro.

Segundo Vinicius Ito, analista da Jefferies, há um receio em relação a esse relatório devido à possibilidade de um aumento na taxa de produtividade da safra norte-americana, porém, em compensação, há um rumor de vendas em torno de 3 milhões de toneladas de soja para a China enquanto o governo dos EUA estava paralisado, o que ajuda o mercado a recuperar as mínimas.

Neste ano safra, há uma perspectiva de aumento na oferta mundial de soja, sendo que o Brasil e a Argentina já estão plantando e os EUA pode não ter uma safra tão pequena quanto o USDA havia estimado em setembro. Ito afirma que, nesse momento, o mercado tentará mensurar o equilíbrio de qual o volume de soja nos EUA versus o tamanho da demanda. No entanto, é provável que o mercado não tenha fôlego para subir muito porque o aumento da oferta deve ser maior do que a demanda.

Milho: A china deve comprar cerca de 7,2 milhões de toneladas até março, o que, de acordo com Ito, foi uma boa estratégia por parte dos chineses, que aproveitaram a queda acentuada nos preços do grão: “O milho começou a ficar mais barato e atraiu uma demanda que dá certo suporte aos preços, porém é improvável que se inicie uma tendência altista nesse momento”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado