DA REDAÇÃO: Soja - Mundo terá escassez do produto e preços tendem a subir

Publicado em 29/11/2013 15:17 e atualizado em 29/11/2013 18:24
Soja: projeções para exportação de 39,5 milhões de toneladas dos EUA podem ser atingidas ainda esse ano, antes mesmo da entrada da safra sulamericana. Vai faltar soja para atender a demanda e preços tendem a subir.

Após o feriado de ação de graças nos EUA nesta última quinta-feira (28), o mercado reagiu com força e fechou com cotações em alta na Bolsa de Chicago hoje (29). De acordo com o consultor de mercado do SIMConsult, Liones Severo, isso já estava previsto porque os excedentes exportáveis dos EUA estão se esgotando rapidamente e antes da entrada da safra sul-americana o país não deve ter mais soja para embarcar.

Nesse momento, os EUA tem dificuldade em cobrir as vendas feitas principalmente para a China e as traders norte-americanas tentam recomprar o que venderam para os chineses, uma vez que não encontram fluidez de oferta no mercado interno. Isso ocorre não porque os produtores norte-americanos estão segurando soja, mas sim porque já venderam quase tudo para cumprir um grande volume de negócios, tanto dos embarques para exportação, quanto para a indústria interna. Diante disso, Severo afirma que este ano faltará ainda mais soja nos EUA do que em 2012 e, com o mercado escasso, os preços subirão.

Os EUA já comprometeu 37 milhões de toneladas das 39,5 milhões de toneladas que seriam exportadas até agosto de 2014. O país está vendendo cerca de 1,5 milhões de toneladas por semana, assim, até o final de dezembro toda a soja já estará vendida e os EUA não terá mais como suprir o mundo, principalmente no intervalo até a entrada da safra sul-americana. Com isso, Severo diz que o mercado terá ótimos preços para a próxima safra brasileira e o produtor deve ficar atento para a oportunidade de já antecipar vendas para 2015.

Por: Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado