DA REDAÇÃO: Devido à estiagem, cidade de Sacramento (MG) tem estado de emergência declarado

Publicado em 18/02/2014 13:20 e atualizado em 18/02/2014 15:17
Seca: Em Sacramento (MG), a falta de chuvas provocou perdas de 25% até 40% no café e no milho, o que pode corresponder a R$ 80 milhões que deixarão de circular no mercado local. No último dia 12, prefeito decretou estado de emergência.

Devido à estiagem, a cidade de Sacramento (MG), 12ª maior cidade agrícola do estado mineiro, teve perdas de 25% a 40% nas safras de seus produtos, o que fez com que o prefeito, Bruno Scalon Cordeiro, declarasse estado de emergência no último dia 12.

"O estado de emergência possibilita que os produtores possam renegociar dívidas e acionar seguros", disse Cordeiro em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.

Segundo o prefeito, o município não recebia uma estiagem com tanta intensidade há 70 anos. As chuvas dos últimos dias trouxeram apenas 30% do volume de água esperado, o que faz com que a população urbana também seja alertada a fazer economia de água, para que não haja racionamento.

Uma análise da Emater aponta que cerca de 80 milhões de reais devem deixar de circular no mercado local em virtude das perdas.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado