DA REDAÇÃO: Soja - Com excesso de chuvas, perdas podem ultrapassar 35% em Lucas do Rio Verde (MT); lavouras estão alagadas

Publicado em 24/02/2014 10:05 e atualizado em 24/02/2014 16:18
Safra 2013/14: Em Lucas do Rio Verde (MT), somente em fevereiro, choveu cerca de 2.400 mm. Na soja, perdas podem ultrapassar 35%. Umidade do grão está próxima de 40% e produtores relatam o aparecimento de grãos ardidos. Situação também compromete o plantio da safrinha.

Em Lucas do Rio Verde (MT), as lavouras de soja estão alagadas devido ao excesso de chuvas. Somente no mês de fevereiro, as precipitações ultrapassaram 2.400 mm. As previsões climáticas indicam mais chuvas para os próximos dias. No caso da soja, as perdas podem ultrapassar 35%, porém caso não pare de chover a quebra pode aumentar para 50%.

Segundo o produtor rural do município, Marcelo Lupatini, a oleaginosa está sendo entregue aos armazéns com umidade em torno de 40%, acima do ideal de 18%. “Há muitos grãos ardidos também, a situação é preocupante. Dá para andar de barco dentro da lavoura, há relatos de peixes em lugares longe dos rios”, afirma. 

Por outro lado, a situação afeta o plantio do milho safrinha. Os produtores tinham até o dia 20 de fevereiro para finalizar a semeadura, mas não conseguiram terminar o cultivo do grão. Parte dos agricultores irá arriscar e fazer o plantio fora da janela ideal. Além disso, as plantas que foram cultivadas já apresentam manchas amareladas em função do excesso de chuvas.

Veja abaixo fotos enviadas pelo produtor rural:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado