DA REDAÇÃO: Soja - Perdas em Assis Chateaubriand (PR) podem ultrapassar 10%

Publicado em 21/03/2014 11:15 e atualizado em 21/03/2014 16:30
Safra 2013/14: Perdas na soja podem ultrapassar 10% em função do clima seco e das altas temperaturas em Assis Chateaubriand (PR). Safrinha de milho já foi cultivada e as chuvas favorecem o desenvolvimento das lavouras. A saca do cereal é negociada a R$ 24,00.

Na região de Assis Chateaubriand (PR), a produtividade das lavouras de soja também foi afetada pela ausência de chuvas e o calor excessivo. A estimativa inicial apontava para uma produtividade em torno de 60 sacas por hectare, mas os produtores colheram, em média, 54 sacas por hectare. O número representa uma quebra de 10% na produtividade da oleaginosa.

O produtor rural do município, Edson Martins Jorden, destaca que a quebra na safra do estado pode ser maior do que o indicado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), de 2 milhões de sacas de soja. As perdas ainda podem ser maiores, especialmente na região Norte do PR, na qual, o plantio da oleaginosa acontece mais tarde.

No caso da safrinha, os produtores já conseguiram finalizar a semeadura do grão. Entretanto, com a continuidade da estiagem o plantio aconteceu de maneira desuniforme."Na minha propriedade a estimativa de produção é boa, mas em alguns municípios próximos temos relatos de má germinação do grão, o que com certeza irá acarretar perdas no milho safrinha",afirma Jorden.

Outra preocupação é em relação às geadas que podem ocorrer mais adiante e afetar as plantações do cereal. No mercado, os preços giram em torno de R$ 24,00 a saca. Já no caso do trigo, o produtor rural sinaliza que os números do departamento estão equivocados, cerca de 3,5 milhões de toneladas do cereal, já que o que se vê no campo não condiz com a previsão. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado