DA REDAÇÃO: Cafeicultor de Varginha-MG faz experimento e constata perdas em suas lavouras

Publicado em 24/03/2014 13:25 e atualizado em 24/03/2014 18:14
Café: Produtor rural fez levantamento de dados para descobrir a porcentagem de perda do café. Grãos estavam perfeitos por fora, mas, ao colocá-los na água, foi possível constatar as deficiências.

A situação das lavouras de café continua preocupando produtores, que começam a estimar suas perdas. Um deles é Luiz Furlan, de Varginha-MG, que conseguiu constatar um grande número de grãos “bóia” e mal desenvolvidos. “Essa foi uma maneira inovadora, logicamente em razão das alterações de clima que nós tivemos durante este período de janeiro e fevereiro, que é quando ocorre a formação dos grãos de café”.

Furlan explica que, externamente, os grãos estão perfeitos, mas quando colocados na água, é possível avaliar se estão preenchidos. “Os cafés que boiaram demonstraram alguma deficiência... Ao cortá-los, encontramos um grande número de grãos condenados”.

O produtor lembra ainda que a venda do café para o mercado externo ficará comprometida com uma safra de baixa qualidade. “Não se exporta grãos defeituosos... Só exporta os grãos 100% perfeitos”. 

O experimento de Furlan mostra que, entre 100 grãos testados, 53% afundaram e 46% boiaram. Ele também encontrou em sua lavoura grãos com coração negro, na qual a semente fica preta e completamente comprometida. 
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado