DA REDAÇÃO: Taxação de 9% sobre exportações de soja é classificada de "absurda" por Famasul

Publicado em 27/03/2014 13:08 e atualizado em 27/03/2014 17:32
Grãos: Tributo sobre exportações de grãos traz momento delicado para os produtores rurais. Além dos impostos e dos altos encargos, produtores também acreditam que esta seria uma porteira aberta para tributar outras exportações.

Emenda que propõe taxa de 9% de Pis e Cofins sobre as exportações de soja preocupa o setor agrícola brasileiro. Almir Dalpasquale, diretor da Famasul (Federação da Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso do Sul), afirma que o governo brasileiro está seguindo as políticas da Argentina para o setor. "Acho que o governo Kirchner está sendo importado para dentro do Brasil, é um absurdo tributar as exportações de grãos em um momento tão delicado pelo qual o país passa... Fazem a festa e chamam o produtor rural para pagar a conta".

A situação, segundo Dalpasquale, abre precedentes para que outros produtos também passem a ser tributados. "A grande preocupação hoje é que a parte do Brasil onde se concentra a produção de grãos, que é o Centro-Oeste, tem o custo mais elevado em sua produção porque tem uma dificuldade imensa de logística".

A Famasul está se mobilizando, junto aos deputados da bancada parlamentar da agropecuária, para que impossibilitem a votação disso. "É um desastre, porque nós dependemos das exportações, como você vai tirar 9%, já temos um custo bastante apertado para sobreviver?".     

    

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado