DA REDAÇÃO: Produtores aguardam votação de medida para taxação de 9% sobre exportações da soja

Publicado em 28/03/2014 13:33 e atualizado em 28/03/2014 16:17
Soja: Às vésperas da votação que irá decidir se haverá taxação ou não de PIS/Cofins sobre a soja, há um temor de que a notícia possa afetar o mercado internacional, uma vez que os custos internos serão muito fortes e os preços no interior serão menores. Isso poderia afetar também a rentabilidade e o volume de exportações.

O setor agrícola está atento a uma votação importante que acontecerá em uma comissão mista de avaliação, que irá decidir sobre a taxação de Pis / Cofins sobre as exportações de soja na próxima terça-feira. O analista de mercado Paulo Molinari classifica a tentativa de taxação do grão de ‘medida jurássica’. “Ela nos leva a situação como está hoje a Argentina, onde o agronegócio sobre coma a taxação das exportações, e infelizmente parece que estamos trazendo este modelo para o Brasil”. 

Molinari explica que uma possível taxação da soja poderia implicar na taxação de outros produtos, como o milho, café e carnes. “É a fome do governo pelos tributos, também no agronegócio”. A repercussão desta medida, se aprovada, se refletiria no mercado internacional, pois o produtor brasileiro já tem que arcar com altos custos internos. “Os preços no interior vão ser ainda menores para os produtores e isso pode afetar toda a rentabilidade, e até provocar quedas de exportação do Brasil ao longo dos próximos meses”. 

Relatório USDA
Outra informação bastante aguardada é o novo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que será divulgado na segunda-feira (31), com os números dos estoques norte-americanos de soja e milho e com o tamanho da área plantada com cada cultura. “Há um consenso no mercado de que a área plantada de milho deverá cair um pouco e a área de soja deverá subir, talvez para 81 milhões de acres na soja e com uma redução no milho para em torno de 93 milhões de acres”, afirma o analista, explicando que esta definição afeta os preços das commodities para o segundo semestre.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado