DA REDAÇÃO: USDA divulga relatório de estoques trimestrais de grãos

Publicado em 31/03/2014 15:38 e atualizado em 31/03/2014 16:20
USDA: Relatório traz números dentro da expectativa para os estoques de soja e altista para trigo e milho, com volumes abaixo do esperado. No plantio, estimativa para a área de soja também está dentro da expectativa, enquanto milho apresenta uma redução, o que reflete positivamente nas cotações.

Nesta segunda-feira (31), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de estoques trimestrais, apontando para números próximos da média esperada para a soja e volumes abaixo do esperado para trigo e milho.

Com um volume de 27 milhões de toneladas, o relatório para a soja é neutro. O milho se apresenta altista, com um volume de 177,96 milhões de toneladas, influenciando os números de safra velha para cima, de acordo com o analista Flávio França Jr. em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural. Para o milho, o mercado esperava um número em torno de 180,32 milhões de toneladas. O trigo também apresentou estoque acima do esperado.

O relatório trouxe ainda as primeiras projeções oficiais para o plantio da safra 2014/15. Para a soja, a área foi estimada em 32,98 milhões de hectares, e ficou acima do esperado que era de 32,9 milhões. De acordo com França, este número também é considerado de neutro a baixista. Para o milho, o USDA estimou uma área de plantio de 37,11 milhões de hectares , ficando abaixo das expectativas do mercado de 37,53 milhões de hectares.

França aponta que até setembro haverá um aperto muito forte americano, com preços altos até a entrada da nova safra americana. O mercado interpreta a possibilidade de uma grande safra nos Estados Unidos.

Os produtores de soja que desejarem segurar seu produto devem manter atenção ao câmbio e não passar de setembro para realizar a comercialização. Para o milho, produtores deveriam pensar em fazer safrinha. Deve-se, para ambos os cultivos, aproveitar também o mercado de clima no mês de abril.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado