DA REDAÇÃO: Cafeicultores do Paraná conseguem boa produtividade e bons preços pelo seu café

Publicado em 03/04/2014 14:18 e atualizado em 03/04/2014 15:50
Café: Produção de café dos pequenos produtores do norte do Paraná não foi afetada pela seca. Com isso, cafeicultores conseguiram bons preços com as altas no mercado internacional.

Enquanto cafeicultores de Minas Gerais vêm seus rendimentos serem reduzidos pela seca prolongada e calor excessivo, a realizada nos cafezais na região norte do Paraná é outra. 

Haroldo Marcos da Rosa, de Pinhalão-PR, explica que os paranaenses estão animados com a boa produção e aproveitamos bons preços. “Em 2013 tivemos um problema com a geada, que castigou cerca de 70% a 80% dos cafezais, só que a produção do Paraná parece que não tem tanta influência sobre os preços... Mesmo com a geada dos preços não mudaram, mas com a estiagem agora em Minas, os preços do café subiram, então quem conseguiu segurar um pouco de café conseguiu um bom preço agora”.

Da Rosa conta que conseguiu vender seu café por R$ 420,00 a saca de 60 kg. “Nós temos uma associação de café especial, que fundamos há 2 anos, e este ano conseguimos exportar de 3 a 4 contêineres de café de primeira... Estamos engrenando nesta associação para tentar alcançar preços melhores para o café”. 

Por: João Batista e Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado