DA REDAÇÃO: Paraguai vive bom momento econômico, mas ainda enfrenta dificuldades em relação a exportação e falta de indústrias

Publicado em 04/04/2014 13:13 e atualizado em 04/04/2014 17:05
Soja: Produção crescente na região de Katueté, no Paraguai. Até então foram cinco safras em dois anos. Os principais desafios da região são industrialização e logística.

De Katueté, o diretor do comercial da Cotripar, Bruno Vefago comenta sobre a situação da Soja no Paraguai. No ano passado, o país produziu 9 milhões de toneladas, a quarta maior exportação de oleaginosas. Neste ano, apesar da pequena queda por secas pontuais, o valor é expressivo podendo chegar a 8,8 milhões de toneladas. Vefago atribui esse crescimento econômico às 5 safras de soja e milho realizadas nos dois últimos anos, levando o Paraguai ao 3º maior crescimento do mundo, segundo dados da BBC.

Os principais desafios se referem a logística, em relação a exportação por não ter saída para o mar. Outro desafio enfrentado, é pela falta de indústrias na região, que apesar de oferecer segurança jurídica e rentabilidade, assim como energia e matérias primas. Com isso, não há frigoríficos de aves e suínos para o consumo de soja e milho e dependendo da exportação.

Por: Kellen Severo // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado