DA REDAÇÃO: Safra de milho tem desenvolvimento favorável em Rio Verde-GO e deve garantir boa remuneração para produtores

Publicado em 07/04/2014 19:07 e atualizado em 07/04/2014 19:46
Milho: Boa produtividade em Rio Verde-GO poderá compensar perdas que produtores tiveram com a soja no estado. A expectativa é que os preços do milho e da soja registrem novas altas diante da oferta reduzida.

A safra de milho se desenvolve bem em Rio Verde-GO, apesar das chuvas. De acordo com o analista de mercado Vlamir Brandalizze, essa safra deve compensar as perdas com a soja na região. “O produtor está acreditando que o milho, que está com cotações mais atrativas este ano, vai compensar a venda que ele perdeu na soja... A maioria teve produtividade de 30 a 40 sacas de soja por hectare, quando esperava de 50 sacas para cima”.

Brandalizze explica que no sudoeste goiano o milho foi plantado em um período ideal. “Ele tem um potencial de produção bem melhor do que a gente viu em Mato Grosso, onde as lavouras foram plantadas com atraso e mostram uma qualidade bem inferior do que estamos vendo aqui”. 

O mercado aguarda agora o relatório de oferta e demanda a ser divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na quarta-feira (9). “O USDA vai ser obrigado a ajustar os estoques para baixo, ou terá que aumentar as importações para equilibrar o quadro dele”. 

O analista explica que o quadro de oferta de soja dos EUA está bastante apertado.  “O relatório de hoje dos embarques já veio com 40,7 milhões de toneladas embarcadas e a projeção do USDA é 42,6 mi de toneladas para o ano todo, que vai até o começo de setembro”. Sem o volume necessário de soja para atender sua demanda, os EUA deverão recorrer à importação de soja brasileira, de acordo com Brandalizze.  

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado