DA REDAÇÃO: procurador do estado do RS fala sobre a criação da PEC 215 para resolver questões indígenas

Publicado em 08/04/2014 13:19 e atualizado em 08/04/2014 17:17
Questão indígena: Funai segue o regime jurídico de direitos imemoriais, mas a constituição não garante isso. O número de conflitos em todo país é grande, e mobilização entre os produtores é a solução para a realização da PEC 215.

A discussão a respeito da questão dos direitos originários já é antiga, desde 1912. Atualmente trata das terras indígenas de acordo com a delimitação dada por antropólogos da Funai. O que ocorre é que esses direitos nunca foram agregados a nenhuma Assembleia Constituinte, conforme explica o procurador do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Rodnei Candeia, o que acaba dando margem a conflitos por posses de terras. 

Embora seja previsto por acordo com a ONU, esses direitos não são garantidos e necessitam de uma delimitação clara, como garantiria a criação da PEC 215. O procurador também enfatizou que a proposta é uma forma de esclarecer o que já deveria estar sendo feito, evitando assim, boa parte dos conflitos que estão acontecendo por todo o país. 

Candeia também comenta que a solução é a mobilização e organização por parte dos produtores, para garantir que as questões jurídicas sejam ouvidas. No RS, o estado conseguiu que o Tribunal Federal Regional (TRF) excluísse a responsabilidade pelas demarcações e assentamentos. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado