DA REDAÇÃO: Apesar de previsão, portos seguem exportando sem filas

Publicado em 15/04/2014 13:20 e atualizado em 15/04/2014 17:50
Logística: Previsões de que passaríamos por um caos logístico em 2014 não se concretizaram, mesmo exportando 40% a mais de soja que no ano anterior. Boa parte do bom funcionamento do porto de Paranaguá se deve à antecipação da China nas compras.

Apesar de ter sido esperado caos logístico nos portos brasileiros em 2014, as exportações seguem intensas e sem grandes problemas. Até agora, já foram despachados 40% a mais de soja do que no mesmo período do ano passado.  Boa parte desse cenário se deve a antecipação da China nas compras e nas contratações de navios. 

Conforme explica o diretor da Anec, Sérgio Mendes, esse cenário de caos havia sido previsto por conta de parte das exportações atrasadas de 2012 que afetaram os portos no ano passado e com a dificuldade para se embarcar com a chuva. Caso esses problemas voltassem a se repetir, ou até mesmo houvesse uma sequência de chuvas, os trabalhos estariam muito prejudicados com o volume alto de exportações desse primeiro trimestre. 

Pensando nessa possibilidade, os portos começaram a se organizar melhor e tomar pequenas medidas, como a do porto de Paranaguá, em que foi feita uma lista de preferência, segunda conta Mendes. 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado