DA REDAÇÃO: Mercado de café de qualidade é uma boa aposta para o cafeicultor brasileiro

Publicado em 17/04/2014 13:18 e atualizado em 17/04/2014 17:54
Café: Quebra da safra brasileira mantêm os preços em alta, depois de alguns dias em queda. Produtores têm de aproveitar picos de alta para vender e aproveitar os bons preços.

Mercado do café continua operando com alta volatilidade. Hoje os principais contratos tiveram altas de mais de 1.500 pontos e, de acordo com o analista de mercado Eduardo Carvalhaes, as notícias de clima no Brasil continua influenciando os preços. 

"Só vamos ter uma certeza melhor do que está acontecendo daqui a 15 dias ou um mês, depois que os primeiros cafés colhidos forem secos e fizerem a renda os números vão começar a aparecer". Representantes de grandes cooperativas, como a Cooxupé, já informam que os primeiros grãos entregues estão severamente prejudicados.  

Carvalhaes afirma ainda que o mercado de café de qualidade está se expandindo no mundo. "Ele continua crescendo acima do mercado de café commodity, é um mercado que realmente temos que continuar dando atenção". Porém, o prêmio pago para o café de qualidade ainda é muito pequeno e, com mais produtores investindo neste produto, a oferta aumenta e os preços caem. "O que agrega valor ao café são as marcas e o brasileiro começa a fazer marca em cima de café verde agora, fazendo certificações e divulgação..." 

O analista afirma ainda que é importante que os cafeicultores invistam no café Premium. "Eu tenho a impressão que, no futuro, a qualidade será uma condição necessária para se manter no mercado de café".   

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado